A educação não é uma fórmula da escola mas sim uma
obra de vida - Freinet [ver mais >>>]
A leitura do mundo precede a leitura da palavra
Paulo Freire
Através dos outros nos tornamos nós mesmos
Vigotsky
Acção é reacção, adaptação, ajustamento, actividade pura,
isolada, é coisa que não existe - John Dewey [ver mais >>>]
Jan Masschelein
O conceito de pedagogo é formado por duas palavras gregas: pais [criança] e ago, que significa conduzir [con-ducere] ou colocar em movimento. Portanto, o pedagogo acompanha a criança, conduz a criança, coloca-a em movimento [é por isso que em francês se diz que o professor dá um “curso” (com significado de aula), e não profere um “discurso”, pois o “dis” é um elemento privativo que indica aqui o cessar do movimento do “curso”, ao passo que o “curso” aponta a suspensão do discurso, o colocar em movimento] E isso deve ser entendido ....
António Nunes e
Daniel Lousada
Educação Escolar: entre a civilização e a barbárie
"O futuro há-de brotar da escola. Tudo que for edificado sobre outra base ficará construído sobre areia. Mas, por desgraça, a escola pode tanto servir de cimento para os baluartes da tirania quanto para os castelos da liberdade. Deste ponto de partida podemos arrancar tanto a barbárie quanto a civilização" [Ferrer i Guàrdia].
A escola educa e ao educar instrui. A escola instrui e ao instruir educa. Mas para que possa educar ao instruir, precisa conhecer o sentido educativo da instrução que oferece.
Jorge Larrosa
Profissão de Professor:
Entre vocação e ofício
Philippe Perrenoud
Das reformas do Ensino
Luís Goucha
Começar a aprender [a ler e a escrever] é difícil
Falemos então... Conversas Ágora Gaia
“A vida que não é reflectida não merece ser vivida” - Sócrates
Na sequência de uma narrativa sustentada por práticas, que um conjunto de homens e mulheres, ao logo da história, têm vindo a desenvolver, como uma das formas mais marcantes dos legados culturais que hoje podemos identificar, nas diferentes áreas do conhecimento, pareceu-nos fundamental pormos em acção um desígnio que, ao longo dos anos, um grupo de diferentes profissionais têm vindo a amadurecer. E assim nasceu “Falemos então... Conversas ÁgoraGaia”, um espaço de reflexão que coincide com as necessidades e “curiosidades”, que vamos conseguindo mobilizar, em respostas que abranjam os aspectos mais determinantes da profissão de professore e outros profissionais da educação ou que por ela se interessam.